Conduta Ética do Contador
1.1. História da Contabilidade
A origem da Contabilidade está ligada a necessidade de registros do comércio. Há indícios de que as primeiras cidades comerciais eram dos fenícios. A prática do comércio não era exclusiva destes, sendo exercida nas principais cidades da Antiguidade.
Desde sempre as atividades desenvolvidas pelo homem estava voltadas para a contabilidade, por ser uma atividade comum entre os povos de vilarejos, a troca e venda de mercadorias entre os comerciantes requeria o controle de seus produtos disponível para o mercado, onde esses comerciantes utilizavam os registros ou simplesmente pequenos relatórios para documentas seus bens ou mercadorias. Outro exemplo dos fatos contábeis e que governos na Babilônia, egípcio e muitos outros faziam a cobrança de impostos, com essa prática eles sem perceber estavam contabilizando o que tinha recebido e o que faltava pra receber. Com isso á medida que o homem começava a possuir maior quantidade de valores, preocupava lhe saber quanto poderiam render e qual a forma mais simples de aumentar as suas posses; tais informações não eram de fácil memorização quando já em maior volume, requerendo registros.
Foi dessa maneira que o futuro de nossa contabilidade foi traçado, o homem fez os primeiros registros a fim de que pudesse conhecer as suas reais possibilidades de uso, de consumo, de produção etc. A partir deste começou a surgir à necessidade de ter as primeiras administrações particulares voltados para fins de controle dos bens que uma pessoa obtinha dessa forma os responsáveis por esses registros deveriam prestar conta em um determinado período de tempo.
Quando surgiram os primeiros registros contábeis não existia a compra no credito, as compras ou trocas eram feitas sempre a vista, que muitas das vezes utilizavam como prova de quitação de dividas ou aquisição
9
de bens ramos de arvores assinalados. Com o passar dos tempos foi surgindo outros meios mais avançados