Condominio Habitacional
Meio Ambiente
GESTÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS
Condomínio Habitacional
Professor: Welington Ribeiro
Alunas: Bárbara Resende
Mariana Luz
Mariane Alves
Melina Laender
Belo Horizonte
2014
SUMÁRIO
1. Introdução 3
2. Objetivo 4
3. Metodologia 4
4. Cronograma de Atividades 5
5. Considerações finais 7
1. Introdução
Foi nos apresentado o trabalho sobre gestão de resíduos sólidos em condomínio e após estudo do grupo, afim de identificar o local onde poderíamos obter bons resultados nos meios físicos, biológicos e socioeconômico, definimos o Conjunto Habitacional Popular do Vale do Jatobá localizado na região do Barreiro, Belo Horizonte/MG, composto por nove blocos de quatro andares cada. No dia 26 de Julho, foi apresentado, em cada bloco, inicialmente aos seus respectivos síndicos, o Projeto, com suas descrições. Fora pedido aos síndicos, que apresentassem juntos aos condôminos este projeto, para orienta-los e educá-los. Fora proposto também um “desafio” aos mesmos, na questão de identificar a situação real da área por eles ocupada, haja vista que, inicialmente, haveria muito trabalho a ser desenvolvido.
2. Objetivo
O condomínio onde escolhemos fazer o trabalho há um rio eutrofizado, onde o mau cheiro é muito forte e também o descarte impróprio de resíduos tanto no rio, quanto na redondeza dos prédios, depredação dos jardins, poluição visual e sonora, além da queima de resíduos próximo ao rio e aos blocos localizados à esquerda do loteamento. Todos esses fatores serviriam de empolgação para o desenvolvimento do nosso projeto, não fosse à resistência de alguns moradores. Para isso, propomos auxílio em questões não somente ambientais como também sociais.
3. Metodologia
Buscamos implantar no condomínio além da melhoria na gestão do seu resíduo como também melhorar o convívio social entre eles, tendo em vista que são moradores que saíram de uma área de risco e agora passaram a morar em condomínio. Tentamos