Condominio bela vista
Este projecto nasce com o objectivo de propor a automatização de procedimentos de armazenamento e busca de informação relativa a gestão de condomínio, através da implementação de um sistema de Informação[1] (SI) suportado por computadores que pertencerem a rede.
A actual dinâmica da sociedade em que vivemos, onde a informação é um bem cada vez mais valioso e precioso para as organizações, sendo um “instrumento de gestão, bem como uma arma estratégica indispensável para a obtenção de vantagens competitivas” (Varajão, 1998, p.46). É neste contexto que os SI e as Tecnologias de Informação[2] (TI) são indispensáveis para o crescimento das organizações em particular e do país em geral.
Estes deverão ser encarados como um facilitador dos processos e como forma de aumentar a produtividade das organizações. A interacção dos SI e TI com a componente humana faz com que estes mesmos sistemas tenham funcionalidade e utilidade para as organizações. É na perspectiva de proporcionar maior produtividade e facilitar o processo de trabalho que se apresenta a solução proposta neste projecto para suprir a maior dificuldade com que estas instituições se deparam actualmente: a deficiente gestão de informação.
A solução proposta passa pelo uso de um SI suportado por computadores que faça a gestão da informação relativa ao Condomínio Bela Vista.
Esta solução facilitará aos utentes no acesso imediato a qualquer tipo de informação.
É neste âmbito que surgiu a ideia de realizar este trabalho.
2. Descrição: Condomínio
O Condomínio Bela Vista esta localizado na Matola, mais concretamente na zona do Belo Horizonte, rua das Mafurreiras. O condomínio possui varias infra-estruturas, nomeadamente armazéns, escritórios, parque de estacionamento, jardins, restaurante e uma sala de cinema, preparado para receber cerca de 1000 moradores. Sobre o morador interessa guardar o nome, apelido, sexo, filiação, estado civil, profissão, numero do agregado