CONDIÇÕES PARA VIABILIZAR o ESTUDO
Uma condição básica para viabilizar o estudo.é a programação do tempo.
Determinar o que fazer em cada momento é um excelente começo para um bom estudo. Isso se justifica porque uma boa programação evita confusões, indecisões e adiamentos, que levam quase sempre a deixarmos de lado determinadas atividades em favor de outras que nos são aparentemente mais agradáveis ou cômodas. Para que não estudemos apenas o que mais nos agrada no momento, é sempre importante fazer um bom planejamento.
Evitamos assim deixar de lado assuntos que mereçam mais dedicação, ou mesmo deixamos de estudar, com o pretexto de que outras atividades extraensino também são importantes. Isso pode fazer com que o lazer acabe prevalecendo, prejudicando os estudos.
Não que o lazer não seja importante, ou que os estudos não possam ser uma atividade prazerosa. No primeiro caso, devemos lembrar que se o nosso propósito é um processo de formação universitária, esta meta deve estar sempre em destaque, ocupando nossas atenções por grande parte de nosso tempo. Em segundo lugar, é bom não perdermos de vista que estudos bem feitos, de forma sadia e competente e com motivação, podem conferir tanto prazer quanto outras atividades que consideramos - talvez por convenção social - como hobby, lazer, entretenimento, diversão...
Uma programação deve contemplar, além dos tempos de sala de aula e trabalho - monitoria, bolsa de iniciação científica, estágio, ou mesmo atividades fora da universidade -, períodos de tempo de estudo extraclasse bem dosados para cada matéria, de acordo com o grau de dificuldade de cada assunto, avaliado pelo próprio estudante. Assim, por exemplo, podemos dedicar duas horas por noite nas terças e quintas-feiras para estudar Física, e uma hora em cada tarde das segundas e quartas-feiras para revisar as aulas de Química.
Alunos trabalhando em um grupo de iniciação científica
Para compatibilizar isso, sugerimos o preenchimento de