Condições ambientais no trabalho
O ser humano luta constantemente para conquistar o seu espaço na sociedade. É ao mesmo tempo um desafio, como também, um motivo para que a vida tenha sentido. A rapidez das mudanças neste novo milênio e a busca constante de inovações e conhecimentos através das pesquisas torna o desafio um meio de sobrevivência de cada um.
Em uma sociedade exigente as empresas são obrigadas a buscar alternativas para poder acompanhar esta evolução e tornarem-se competitivos. Com isto, as organizações têm em seu contexto termos como: produtividade, qualidade e competitividade. Mas será que a natureza humana está preparada para este desafio? Qual será o limite do corpo humano para enfrentar estas situações? Devido a estes questionamentos, buscou-se alternativas para que as exigências possam caminhar em sintonia com os limites do ser humano, bem como métodos para melhorar o ambiente de trabalho. As condições ambientais no trabalho por ser um fator de preocupação atual para os gestores. Sabe-se que um ambiente adequado resulta em maior produtividade para a empresa e ainda evita problemas de saúde para os empregados.
A gestão ambiental torna-se cada vez mais presente nas empresas, sejam por exigências dos clientes, acionistas, sociedade, vizinhos ou pela obrigatoriedade oriunda da legislação. As empresas, assim como toda a sociedade, possuem responsabilidade pelos recursos disponibilizados pela natureza, pois a entidade interage com o meio ambiente, e torna-se necessário o desenvolvimento de ações por parte das empresas para a manutenção ambiental.
O meio ambiente vem sofrendo desgastes e degradações provocadas pelo homem, que se acentuam cada vez mais. Esse fato vem refletindo diretamente na vida no planeta. Há reações no meio ambiente decorrentes das interferências desordenadas e inconseqüentes realizadas pelo homem, usuário dos recursos naturais existentes.
Como objetivos específicos, temos: medição da temperatura; da umidade; da luminosidade e de ruídos; e