condimentos
Condimentos são ingredientes ou constituintes que possam, por si só ou em combinação com outros, desenvolver sabor e aroma nos produtos cárneos, conferindo-lhes sabor característico. São utilizadas especiarias, óleos essenciais e oleorresinas, em sua quase totalidade derivadas de vegetais e de diferentes partes de plantas. Neste trabalho veremos vários tipos de condimentos, seus nomes científicos, suas definições, descrições, recomendações, restrições e algumas receitas.
AÇAFRÃO
Definição: Planta herbácea, cuja flor se retira um pó amarelo usado como corante, tempero e medicamento.
Nome cientifico: Crocus sativus L
Descrição: Planta de origem mediterrânea, cujas, flores púrpuras ou amareladas são utilizadas na fabricação de tempero culinário e medicamento. O produto normalmente é importado da Índia, mas no Estado de Goiás, entretanto, já há produção em escala industrial. É extraído da planta pó amarelo; o sabor no início é amargo, mas depois tornasse prazeroso. Há 3 variedades de açafrão: amarelo claro que é mais leve no sabor, um alaranjado mais forte e outro laranja avermelhado que é o mais forte de todos.
Recomendações e restrições: São empregados nos casos de asma, coqueluche, histeria, bem como contra os cálculos dos rins, do fígado e da bexiga. Oito a dez estigmas, em infusão, são suficientes para um chá. Para combater as hemorróidas, aplicam-se cataplasmas quentes, preparados com o infuso desta planta (três gramas para uma xícara de água). Consumo desaconselhável para mulheres grávidas, pois a planta possui uma atividade emenagoga e abortiva.
Indicação culinária: Usado em molhos, sopas, saladas, arroz, cozidos com frango e legumes.
AIPO –SALSÃO
Definição : Planta herbácea, anual ou bianual, ereta, perfumada, de caule ereto, estriado, oco, ramificado, cilíndrico, glabro e fistuloso, atingindo 60cm de altura. As folhas são