Condicionamento
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 OBJETIVO 4
3 JUSTIFICATIVA 5
4 RELATÓRIO INTERNO 6
5 RELATÓRIO EXTERNO 8
1 INTRODUÇÃO
Conceito de Condicionamento Físico
Pode ser dividido em três conceitos diferentes para avaliar e nos guiar nessa direção. Cada um é baseado em uma área diferente de conhecimento em atividade física.
O primeiro conceito é baseado nas 10 capacidades ou aptidões físicas conhecidas pela sociedade mundial de fisiologistas do exercício, que podem ser melhoradas através de adaptações neurológicas e/ou orgânicas. São elas: resistência cardio-respiratória, resistência muscular, força, flexibilidade, potência, velocidade, coordenação, agilidade, equilíbrio e precisão.
Quanto mais competente em cada uma delas, mais condicionado você está, ou seja, um bom programa de treinamento deve conter exercícios que desenvolvam uma adaptação em cada uma dessas aptidões.
O segundo conceito é essencialmente a execução de qualquer atividade física de uma maneira randômica, ou seja, poder fazer bem qualquer tipo de tarefa que a vida nos propõe. Esse modelo sugere que o seu condicionamento físico pode ser medido pela sua capacidade de desempenhar bem uma tarefa em relação ao como fazia antes ou até mesmo comparado a outras pessoas.
O terceiro conceito engloba as três vias metabólicas que nos provém energia para qualquer tipo de ação física. A primeira usa o fosfagênio de nossos músculos como fonte de energia e é responsável pelas atividades de maior potência, e dura aproximadamente 10 segundos; a segunda utiliza o glicogênio circulante como energia e rege as atividades de potência moderada, com duração de poucos minutos; já a terceira via é a oxidativa , também conhecida como aeróbia, responsável por mobilizar energia principalmente da gordura estocada em nosso corpo e nos permite executar atividades de baixa potência porém de média e longa duração.
Um condicionamento físico total deve então promover e desenvolver um treinamento que seja executado