condicionamento memorias
Palavra chave: A importância do afeto materno.
Introdução.
Vários estudos recentes demostram uma grande influencia da mãe e/ou do cuidador primário no desenvolvimento neurobiológico e psicológico da criança. A mãe parece tamponar os fatores estressantes dos meios internos e externo do bebê, essa proteção, associada a estímulos táteis, visuais e auditivos, assim como á tradução e satisfação das necessitardes do bebê, possibilitará o desenvolvimento de capacidade positiva pré-programadas geneticamente. O Termo “Esperando a experiência” tem sido usado com referencia ao processo que envolve a prontidão do cérebro da criança para receber tipos específicos de informação meio. Essa prontidão está presente, principalmente, durante os primeiros anos de vida.
Médio psiquiatra; membro, sociedade de psiquiatria do Rio grande do Sul (SPRS) mestrado em Neurociência. Pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRS)
A arte de educar um filho não se constitui uma tarefa fácil, pois os cuidados com a criança se mostram constantes e permanentes, tornando-se a chave principal para a saúde de toda e qualquer criança, mesmo tento ela alcançado certo grau de desenvolvimento e independência para isto, é necessário conhecer as inúmeras condições sócias e psicológicas que influenciam, positivamente ou negativamente, o seu desenvolvimento. Isso ocorre porque a criança não é um organismo independente, necessitando, portanto, de uma instituição social