Condicionamento Acústico
Funções básicas dos materiais
- O termo ISOLAMENTO ACÚSTICO
Refere-se a capacidade do material formar uma barreira, impedindo que a onda sonora (ou ruído) passe de um recinto a outro. Nestes casos, normalmente, se deseja impedir que o ruído alcance o homem. Normalmente são utilizados materiais densos (pesados) como por ex: concreto, vidro, chumbo, etc..
- O termo ABSORÇÃO ACÚSTICA
Trata-se do fenômeno que minimiza a reflexão das ondas sonoras em um mesmo ambiente. Ou seja, reduz o nível de reverberação (que é uma variação do eco) num mesmo ambiente. Nestes casos se deseja, além de diminuir os Níveis de pressão Sonora do próprio recinto, melhorar o nível de inteligibilidade.
Contrariamente aos materiais de isolamento, estes são materiais leves (baixa densidade), fibrosos ou de poros abertos, como por ex: espumas de poliéster de células abertas, fibras cerâmicas e de vidro, tecidos, carpetes, etc. Praticamente todos os materiais existentes no mercado, ou isolam, ou absorvem ondas sonoras, embora com diferente eficácia.
Aquele material que tem grande poder de isolamento acústico quase não tem poder de absorção acústica, e vice-versa.
Alguns outros materiais têm baixo poder de isolamento acústico e também baixo poder de absorção acústica (como plásticos leves e impermeáveis), pois são de baixa densidade e não tem poros abertos. Espumas de poliestireno (expandido ou extrudado) têm excelentes características de isolamento térmico, porém não são recomendados em acústica. A cortiça (muito utilizada no passado) já não apresenta os resultados acústicos desejados pelo consumidor da atualidade, e também pode apresentar alguns problemas de higiene e deterioração (é um produto orgânico).
O Som
A energia elementar de um som é conhecida como o