Condicionadores e máscaras
Condicionador
Introdução
A necessidade de condicionadores capilares cresceu depois do desenvolvimento de xampus com ação detergente extremamente boa. Esses xampus novos limpavam muito bem; removiam o sebo tão completamente da raiz dos cabelos que estes se tornavam pouco manuseáveis, foscos e ásperos ao toque. O papel de um condicionador é imitar o sebo para tornar os cabelos manuseáveis, brilhosos e macios. Condicionadores também tentam recondicionar cabelos que foram danificados por trauma químico ou mecânico. Fontes comuns de trauma incluem escovar excessivamente, secagem quente, xampus detergentes, ondas alcalinas permanentes e descoloração. Obviamente como os cabelos são um tecido morto, qualquer recondicionamento que ocorra é mínimo e temporário, até a próxima lavagem.
Bibliografia – Zoe Diana Draelos - Cosmética em Dermatologia - 2º edição -capítulo 13 – Condicionadores Capilares. Editora Revinter.
Introdução
Os surfactantes modernos são melhores que sabão, mas ainda não são perfeitos; não podem remover apenas o óleo sujo sem retirar os óleos essenciais para cabelo e couro cabeludo saudáveis. O fato de lavar os cabelos diariamente poder contribuir para o ressecamento do cabelo, e usar condicionadores regularmente ajudará o cabelo a recuperar muito de seu brilho e corpo.
Os condicionadores não podem realmente repara cabelos danificados. O máximo que deles podemos esperar é a restauração da aparência e textura naturais dos cabelos. A superfície rígida da queratina dos cabelos é uma malha justa de cutículas. A camada externa é hidrofóbica, especialmente em cabelos virgens, e impede que a maioria dos agentes condicionadores penetre no eixo do cabelo. O cabelo danificado é mais poroso e absorve quantidades maiores de condicionador.
Os condicionadores melhoram a aparência e a maleabilidade dos fios. Um condicionador bem formulado pode melhorar o volume, brilho, maciez e maleabilidade dos cabelos e reduzir a estática.