concurso mpu
10 dicas & 1 lembrete para você ter mais tranquilidade e segurança
Texto 1. Tenha calma. Siga o mesmo ritmo para questão fácil e questão difícil: na resolução da primeira, a velocidade já vai ser maior. Naturalmente. Quem se apressa acaba tendo prejuízo evitável.
2. Entenda o enunciado da questão e a declaração do item que está analisando. Por exemplo: é de compreensão ou interpretação? As questões do Cespe exigem de você uma leitura crítica e atenta dos itens. Você conhece a lógica da análise do texto. Basta agora não se perder no entendimento da questão.
3. Vá direto ao começo. Ideia ou informação central costuma vir logo no início. Você sabe disso. Encontrá-la ajuda a entender o texto com mais objetividade, o que facilita a resposta a qualquer tipo de questão. Mas não é sempre que ela está ali no começo. É preciso confirmar com a leitura atenta do texto completo.
4. Desconfie do item de compreensão do significado que traga o sentido denotativo da palavra ou expressão. Ele pode não estar traduzindo corretamente o sentido no texto. Esse é um tipo comum de armadilha nas provas, que objetiva justamente testar sua atenção.
5. Esteja tranquilo(a). Você conhece a metodologia para analisar o texto. Está, portanto, em vantagem sobre boa parcela da concorrência. Leia de novo o item 1 destas dicas: ele contém parte significativa do segredo para ter sucesso nas questões de texto. Aliás, em todas as questões, em todas as provas.
Redação 1. Siga o combinado. Conversamos bastante sobre isso. Faça da maneira que combinamos. Antes de tudo, o planejamento: comece a redação apenas depois de ter um roteiro pronto e revisado.
2. Obedeça ao comando. Para técnico e analista, é mais provável que caia um texto dissertativo do tipo argumentativo. As últimas provas do Cespe com instruções similares mostram isso. Mesmo nos estudos de caso, o texto pedido costuma ser uma argumentação. Mas pode cair uma exposição para analista. Nesta hipótese,