CONCURSO DE REDA O
7. Dos critérios de avaliação 7.1 As redações inscritas neste concurso serão avaliadas segundo os seguintes critérios: A identificação do aluno deverá ser feita no rodapé (no campo específico) da folha de redação e na ficha de inscrição. A redação deverá ter entre 20 (vinte) e 30 (trinta) linhas e ser manuscrita, em português, pelo estudante que estará concorrendo ao prêmio, com caneta esferográfica azul ou preta, no papel timbrado do Senado Federal especialmente desenvolvido para ser utilizado neste concurso. A redação deverá conter um título que retrate a mensagem principal do texto. Deve existir conformidade entre o texto e o tema proposto neste regulamento. Serão observadas a correção gramatical, a objetividade, a originalidade, a ortografia, a concordância, a pontuação, as regras de letras maiúsculas e minúsculas, a organização e a conclusão da ideia.
Originalidade e ineditismo: o texto não poderá ter sido publicado em quaisquer mídias ou participado em concursos anteriores. O aluno participante deverá ter plena liberdade para expor suas ideias, não sendo permitida a intervenção de outrem na produção do texto. O texto deverá ser desenvolvido de forma a ter introdução, desenvolvimento das ideias e conclusão.
Premiação
Os autores das 27 redações escolhidas para representar as unidades da Federação viajarão à Brasília para participar do Projeto Jovem Senador.
Todos os finalistas serão premiados com notebooks, medalhas, certificados e a publicação da redação em um livreto produzido pelo Senado Federal.
As escolas dos três primeiros lugares serão presenteadas com computadores, livros e DVDs para o acervo da instituição.
As Secretarias de Educação dos três primeiros colocados também ganharão livros produzidos pelo Senado Federal para compor seu acervo.