Concurso Agente Administrativo
A ausência de marcação ou a marcação de ambos os campos não serão apenadas, ou seja, não receberão pontuação negativa. Para as devidas marcações, use a folha de respostas, único documento válido para a correção das suas provas.
CONHECIMENTOS BÁSICOS
1
4
7
10
13
16
19
Em 2009, estudantes brasileiros de 15 anos de idade participarão, mais uma vez, do exame global de maior repercussão sobre a qualidade do ensino: o PISA, sigla em inglês para Programa Internacional de Avaliação de Alunos.
Nossos resultados na prova de 2007 foram desanimadores: o Brasil ficou em 53.º lugar em Matemática e 52.º em
Ciências, entre 57 participantes. Em leitura, fomos o 48.º, entre 56 nações, já que os norte-americanos não fizeram o teste. O desempenho chocante, no entanto, pode apontar estratégias para deixarmos a rabeira do ranque. Na opinião do responsável pelo PISA, o alemão Andreas Schleicher, traçar comparações entre resultados — algo corriqueiro nas
Ciências Naturais, mas pouco comum no campo da Educação
— é uma maneira eficaz de entender por que jovens de países como Finlândia, Canadá e Coréia do Sul demonstram desempenho tão superior ao dos brasileiros. As principais descobertas indicam que as nações bem-sucedidas miram alto, estabelecendo metas de qualidade ambiciosas e, por isso, garantem que todos conseguem, de fato, aprender.
Com referência à grafia e à acentuação gráfica, julgue os fragmentos de texto apresentados nos itens seguintes.
9
Para o físico alemão responsável pelo PISA, é preciso estabelecer padrões elevados de aprendizagem sem deixar nenhum aluno para trás.
10
Muita gente reclama que as comparações feitas, com base no
PISA, que colocam países pobres ao lado das