Concreto
1. Aglomerantes, 1.1. Introdução, 1.2. Gesso, 1.3. Cal,
2. Cimento Portland, 2.1. Definição, 2.2. Constituintes, 2.3. Propriedades físicas, 2.4. Classificação 2.5. Cimentos aluminosos 2.6. Cimento natural, 2.7. Cimentos Pozolânicos,
3. Agregados, 3.1. Definição, 3.2. Classificação, 3.3. Produtos,
4. Uso de Aditivos no Concreto, 4.1. Definição 4.2. Aditivos para Concreto e Argamassa
1. AGLOMERANTES
1.1.Introdução
Aglomerantes são os materiais ligantes, em geral pulverulentos, que servem para solidarizar os grãos de agregados inertes. São utilizados na obtenção das argamassas e concretos, na forma da própria pasta e também na confecção de natas.
1.2. Gesso
O gesso é um aglomerante produzido a partir da gipsita (também denominada por pedra de gesso), composto basicamente de sulfato de cálcio di-hidratado. Historicamente foi utilizado como ligante em povos da Antiguidade que ocupavam zonas com climas secos, tais como o Egipto ou a Fenícia.
Processo de fabricação
Após a extração da pedra de gesso, este material é britado, ou seja, é fragmentado mecanicamente formando pequenos pedaços de pedra. É feita em seguida a calcinação desses mesmos fragmentos num forno rotativo a cerca de 160°C. Neste processo o material perde água, formando assim sulfato de cálcio semi-hidratado (CaSO4 ½ H2O). Uma vez calcinado, o material é moído formando o característico pó branco que é comercializado. No Brasil é amplamente extraído no município de Grajaú, no Maranhão, considerado um dos maiores produtores de gesso e derivados do mundo. O pólo gesseiro do Araripe Pernambucano tem uma reserva estimada de 22 bilhões de toneladas de gipsita, uma das reservas mais expressivas do mundo e a maior já medida no Brasil.
Utilização em Construção Civil
O gesso é um