Concreto
Definição de concreto
Concreto é o resultado da mistura de cimento, água, pedra e areia, e eventualmente aditivos, sendo que o cimento ao ser hidratado pela água forma uma pasta aderente.
Atenção
No preparo do concreto, deve ter cuidado com a qualidade e a quantidade da água utilizada, pois ela é a responsável por ativar a reação química que transforma o cimento em uma pasta aglomerante. Se sua quantidade for muito pequena, a reação não ocorrerá por completo e se for superior a ideal, a resistência diminuirá em função dos poros que ocorrerão quando este excesso evaporar.
O concreto deve ter uma boa distribuição granulométrica a fim de preencher todos os vazios, pois a porosidade por sua vez tem influência na permeabilidade e na resistência das estruturas de concreto.
A proporção entre todos os materiais que fazem parte do concreto é também conhecida por dosagem ou traço, sendo que podemos obter concretos com características especiais, ao acrescentarmos à mistura, aditivos.
Cada material a ser utilizado na dosagem deve ser analisado previamente em laboratório (conforme normas da ABNT), a fim de verificar a qualidade e para se obter os dados necessários à elaboração do traço (massa específica, granulometria, etc.).
O que é concreto?
Tipos de concreto
• Bombeável
De uso corrente em qualquer obra. Obras de difícil acesso. Necessidade de vencer alturas elevadas ou longas distâncias.
Maior rapidez na concretagem. Otimização da mão-de-obra e equipamentos.
Permite concretar grandes volumes em curto espaço de tempo.
• Projetado
Reparo ou reforço estrutural, revestimento de túneis, monumentos, contenção de taludes, canais e galerias.
Dispensa a utilização de fôrmas.
• Convencional
Uso corrente na construção civil.
O concreto dosado em central possui controle de qualidade e propicia ao construtor maior produtividade e menor custo.
• Leve
Elementos de vedação (paredes, painéis, rebaixos de lajes, isolante