Concreto
Data
Descrição Sumária
00
06/04/05
Procedimento Inicial
1. Objetivo
Estabelecer sistemática para reparos superficiais, de até 2,5cm, em concreto, na obra do Coque – Unidade REDUC.
2. Aplicação
Este documento aplica-se às atividades nas áreas da Construtora Queiroz Galvão S.A. na obra de construção civil (fase2) para a implantação das unidades de coque, na Refinaria Duque de Caxias – REDUC, em Campos Elíseos, Município de Duque de Caxias, Estado do Rio de Janeiro.
3. Definições
Substrato = Base onde será executado o reparo.
4. Responsabilidades
REPRO / Mestres – Orientar os Encarregados e Pedreiros na execução do reparo, e analisar a gravidade da área a ser reparada.
5. Descrição
5.1 - Preparo do Substrato
Delimitar o contorno da área de reparo fazendo um corte reto com disco diamantado ou talhadeira, retirando todo concreto segregado. Antes da aplicação da argamassa a superfície deverá ser limpa com jato d’água, permanecendo úmida sem poças de água.
5.2 - Preparo da Argamassa
Argamassa de cimento e areia fina, traço 1:3 em volume, preparado com a solução de 1 parte de NITOBOND AR ou SIKAFIX SUPER e 3 partes de água. A mistura aditivo/água deve ser feita separadamente, se adicionado aos poucos até atingir a plasticidade desejada.
Em superfície de concreto aparente poderá ser empregado mistura de cimento branco e comum, em proporção que garanta uma coloração mais próxima a do concreto existente.
Preparar pequenas quantidades de argamassa, não sendo permitido a colocação de mais água após o endurecimento da argamassa.
5.3 - Aplicação
Antes da aplicação da argamassa a superfície deve receber uma pintura da solução água/aditivo que funcionará como ponte de aderência entre o concreto velho e a argamassa. A argamassa será aplicada em camadas com espessura de 1cm. As camadas subseqüentes só