Concreto
1- Introdução:
Concreto é um material compósito utilizado largamente na construção civil. construção leve (edificações) e pesada (barragens) – muito semelhantes e de estradas- aglomerante é bem diferente, sendo este o piche .
DEFINIÇÃO: concreto como sendo uma mistura homogênea de aglomerante (cimento), materiais inertes (areia, brita, pedregulho, argila expandida e outros) e água, podendo ou não ter aditivos.
Ele deve ter a consistência pastosa quando fresco, para facilitar o seu manuseio, e sólido após endurecido.
Os tipos mais comuns de concreto são: Concreto Magro; Concreto Convencional, Concreto Ciclópico; Concreto Armado; Concreto Compactado com Rolo; Concreto de Alto Desempenho; Concreto Leve; Concreto Pesado; Concreto Massa; Concreto Projetado; Concreto Protendido; mas, hoje em dia, há inúmeros tipos de concreto. Concretagem é o processo de produção de concreto, tendo as seguintes fases: preparo do concreto, transporte, lançamento, adensamento e cura. Devemos ter cuidados especiais no recebimento dos materiais, na desforma, no controle tecnológico, nos equipamentos e ferramentas utilizados e nos ensaios laboratoriais e testes feitos na obra. No Brasil, o uso do concreto nas construções é preponderante devido aos seguintes fatos:
Preço competitivo (relativamente baixo);
Materiais componentes encontrados no mercado com facilidade;
Trabalha-se com relativa facilidade (uso de mão de obra simples);
Molda-se conforme o necessário;
É confiável. O plano de concretagem de uma obra é algo indispensável aos construtores que visam o mínimo de qualidade, segurança e economia. Este plano deve estabelecer todos os procedimentos de trabalho de confecção da peça de concreto, desde o recebimento e estocagem dos materiais até a cura, desforma e ensaios finais do concreto. “Sem o planejamento adequado, não teremos o produto desejado”. Legalmente, todo concreto empregado numa obra, é de responsabilidade do