concreto
Lajes são elementos planos, em geral horizontais, com duas dimensões muito maiores que a terceira, sendo esta denominada espessura. A principal função das lajes é receber os carregamentos atuantes no andar, provenientes do uso da construção (pessoas, móveis e equipamentos), e transferi-los para os apoios.
Apresenta-se, neste capítulo, o procedimento para o projeto de lajes retangulares maciças de concreto armado, apoiadas sobre vigas ou paredes. Nos edifícios usuais, as lajes maciças têm grande contribuição no consumo de concreto: aproximadamente 50% do total.
1.0 Pre- dimensionamento de lajes maciças
1.1 Pré-dimensionamento da altura útil e da espessura
A NBR 6118 (2001) não especifica critérios de pré-dimensionamento. Para lajes retangulares com bordas apoiadas ou engastadas, a altura útil d (em cm) pode ser estimada por meio da expressão: d = (2,5 – 0,1 n) l*/100 n é o número de bordas engastadas; l* é o menor valor entre lx e 0,7ly.
1.2 ESPESSURAS
As espessuras das lajes e o cobrimento das armaduras devem estar de acordo com as especificações da NBR 6118 (2001). Espessuras mínimas
De acordo com a NBR 6118 (2001), as espessuras das lajes devem respeitar os seguintes limites mínimos:
• 5cm para lajes de cobertura não em balanço;
• 7cm para lajes de piso ou de cobertura em balanço;
• 10cm para lajes que suportem veículos de peso total menor ou igual a 30kN;
• 12cm para lajes que suportem veículos de peso total maior que 30kN;
• 15cm para lajes com protensão.
1.3 Cobrimentos mínimos
São especificados também os valores mínimos de cobrimento para armaduras das lajes, de acordo com a agressividade do meio em que se encontram.
Esses valores são dados na Tabela 4, extraída da NBR 6118 (2001).
O valor de Δc que aparece nesta tabela é um acréscimo no valor do cobrimento mínimo das armaduras, sendo considerado como uma tolerância de execução. O cobrimento nominal é dado pelo cobrimento mínimo acrescido do valor
da