Concreto
É uma mistura, em determinadas proporções, de quatro componentes básicos: cimento, agregado miúdo (areia, pó-de-pedra), agregado graúdo (brita, seixo rolado, etc) e água. A estas proporções, devidamente medidas e dosadas, dá-se o nome de traço do concreto.
O traço do concreto é função da resistência desejada para tal concreto. Tal resistência é fornecida pelo engenheiro calculista, que a determina durante a concepção da estrutura. Assim, quanto mais resistentes forem os concretos, maiores serão suas proporções de cimento.
TRAÇO DO CONCRETO = DOSAGEM = PROPORÇÕES DOS COMPONENTES
Exemplo:
1:2:4
( 1 parte de cimento; 2 partes de areia; 4 partes de brita)
Em obras de responsabilidade, pode-se contratar a dosagem a um laboratório especializado.
Após estudar e ensaiar os materiais que serão utilizados na confecção do concreto da obra, o laboratório terá condições de fornecer o traço ideal do concreto para a resistência desejada, inclusive o tamanho das padiolas a serem utilizadas no traço. Como a granulometria (estudo dos tamanhos e proporções dos grãos) da areia, variações dos tamanhos das britas utilizadas e tipos de cimentos empregados são fatores determinantes na resistência do concreto, deve-se evitar a mudança de fornecedores, evitando assim alterações no traço anteriormente determinado.
FATOR ÁGUA / CIMENTO:
Fator água / cimento: relação entre a quantidade de litros de água p/ cada quilo de cimento
Obs: + água = concreto mais fraco
Exemplo: fator água / cimento = 0,68:
= 0,68 litros de água para cada kg de cimento
= 6,8 litros de água para 10 kg de cimento
= 34 litros de água para cada saco de cimento
PADIOLA: caixa para medir volumes de agregados no traço do concreto. Normalmente são confeccionadas em madeira na própria obra, tomando-se o cuidado com que as suas medidas internas sejam respeitadas rigorosamente. Outra preocupação importante é diferenciar as padiolas utilizadas para medir a areia e a brita,