Concreto e argamassa
UNOCHAPECO
RELATÓRIO
CONCRETO E ARGAMASSA
CHAPECÓ, JUNHO DE 2012.
UNIVERSIDADE COMUNITÁRIA DA REGIÃO DE CHAPECÓ
CENTRO: ÁREA DE CIÊNCIAS EXATAS E AMBIENTAIS – ACEA
CURSO: ENGENHARIA CIVIL
DISCIPLINA: CONCRETO E ARGAMASSAS
PROFESSOR: ALEXANDRE JOSÉ DA SILVA
RELATÓRIO CONCRETO E ARGAMASSAS
ACADÊMICOS: EDSON JEZIUR
FELIPE MORRELLO
ÁLVARO ROGGIA CHIELE
MARCELO ZANROSSO
ROBERTA DIEL
CHAPECÓ, JUNHO DE 2012.
1 – INTRODUÇÃO
Os ensaios foram desenvolvidos no laboratório de Engenharia Civil da UNOCHAPECÓ, em um período de 7 horas nos dias 17 e 18 de maio do corrente ano. Para a execução dos ensaios, houve o acompanhamento de um estagiário.
Através dos ensaios regulamentados pela norma NBR-12654, descritos a seguir, é possível determinar as várias características dos agregados que irão influenciar diretamente no traço especifico para cada necessidade, assim mantendo a qualidade e reduzindo custo no produto final.
Os ensaios realizados foram granulometria, massa unitária, massa específica, inchamento, produção e controle tecnológico de um traço de concreto com aditivo plastificante. Os mesmos serão descritos bem como os respectivos resultados obtidos neste relatório.
2. DETERMINAÇÃO DA MASSA UNITÁRIA DE AGREGADOS EM ESTADO SOLTO NBR 7251
Massa unitária de um agregado é definida como a massa do material por unidade de volume aparente, ou seja, é incluso o volume dos vazios ao volume total da amostra. Conhecer essa propriedade ajuda na dosagem do concreto, para transformar o traço do concreto ou argamassa de massa para volume, e vice-versa. A massa unitária é um índice físico que interfere diretamente na qualidade do concreto, pois auxilia na determinação de seu peso, volume e resistência.
2.1 - AGREGADO MIÚDO
A determinação da massa unitária do agregado graúdo foi realizada de acordo com os procedimentos estabelecidos pela NBR 7251, com o objetivo de determinar sua massa ‘solta’