Concreto pré moldado
Estas estruturas podem ser adquiridas junto a empresas especializadas, ou moldadas no próprio canteiro da obra, para serem montadas no momento oportuno. A decisão de produzi-las na própria obra depende sempre de características específicas de cada projeto.
É de fundamental importância, portanto, um estudo criterioso dos custos que envolvem transportes, dimensões das peças, aquisição de formas, tempo de execução, espaço no canteiro, equipamentos disponíveis, controle tecnológico, acabamento e qualidade. Em engenharia não existem soluções prontas para vencer a batalha entre custos e benefícios. Somente um bom planejamento, baseado nas necessidades específicas de cada obra, na sua localização e no recursos disponíveis para sua execução é que podem definir a melhor alternativa.
http://metalica.com.br/estrutura-metalica-x-concreto-pre-moldado
1. INTRODUÇÃO
“Não se pode precisar a data em que começou a pré-moldagem. O próprio nascimento do concreto armado nasceu com a pré-moldagem de elementos, fora do local de seu uso. Sendo assim, pode-se afirmar que a pré-moldagem começou com a invenção do concreto armado. A realização de estruturas com concretagem local surgiu depois.” (VASCONCELOS, 2002).
A área de pré-fabricados tem se tornado alvo de investimentos de pequenas, médias e grandes indústrias devido ao nível de procura, pois ele proporciona facilidade e rapidez à construção.
A Norma Brasileira que rege o assunto é a NBR 9062 – Projetos e execução de estruturas de concreto pré-moldado.
2. DEFINIÇÃO
Comumente os termos pré-fabricado e