Concreto Protentido
É uma técnica construtiva eficaz, inteligente e duradoura que está sendo muito utilizada e vem ganhando espaço nas últimas décadas.
Pode ser aplicado na construção de silos, tanques, pontes, viadutos, vigas, lajes, etc.
Mas o que vem a ser “CONCRETO
PROTENDIDO”?
CONCEITO
De um maneira simplificada, pode ser definido como um processo em que são aplicadas tensões prévias no concreto; Ou seja, na engenharia a protensão é feita nas peças estruturais e nos materiais da construção. Isso faz com que o comportamento da estrutura e sua resistência mecânica sejam melhorados sob diversas aplicações de cargas. FINALIDADE
A finalidade da protensão no concreto é reduzir ou até mesmo anular as tensões de TRAÇÃO quando são solicitadas na estrutura, introduzindo na peça esforços de COMPRESSÃO sendo bastante interessante em locais onde existem esforços de flexão elevados.
VANTAGENS
Permite ter grandes vãos;
Há redução de deformações e de fissurações; Possibilidade de uso em ambientes agressivos; Projetos arquitetônicos ousados;
Aplicação em peças pré-fabricadas;
Recuperação e reforço de estruturas;
COMPONENTES
PRINCIPAIS:
CONCRETO
AÇOS DE PROTENSÃO
BAINHAS
ARMADURAS
NATA DE CIMENTO
EQUIPAMNTOS DE PROTENSÃO
CONCRETO
CIMENTO + AREIA+ AGREGADOS+ ÁGUA
Para a construção de estruturas protendidas
é necessária uma atenção especial com o concreto. Sua característica principal é a resistência à compressão; Nele é feito um rigoroso controle de qualidade, além de ensaios com vários corpos de prova, fiscalização durante o preparo e o cuidado com os agregados a serem utilizados em seu preparo.
CONCRETO
Para o seu preparo:
Os tipos de cimento mais usuais são o
Portland, ARI, AF, Pozolânico etc.
Determinar as proporções adequadas para cimento, agregados, água e possíveis aditivos par melhorar a trabalhabilidade ou retardar as reações químicas.
Usar agregados selecionados observando sua origem e