Concreto massa
POSTADO EM 23 DE DEZEMBRO DE 2013 POR ANTONIO NEREU CAVALCANTI FILHO
Concreto massa é qualquer volume de concreto moldado in situ, com dimensões de magnitude suficientes para exigir que sejam tomadas medidas para controlar a geração de calor e a variação de volume decorrente, a fim de minimizar a sua fissuração. A característica clássica do seu uso consiste em qualquer estrutura que possua a menor dimensão, a partir de 50 cm, e requer uma análise das tensões provocadas pela reação exotérmica da hidratação do cimento.
As condicionantes oriundas da definição de concreto massa são as variações ambientais, as alturas de camada de concretagem, as velocidades e temperaturas de lançamento e espaçamentos de juntas de concretagem. Entre os fatores que influem na escolha das suas características, com papel relevante nas dosagens, estão as características dos agregados disponíveis na região, o problema executivo e o planejamento de produção, transporte, lançamento e adensamento do concreto.
A reação da água com o cimento, que resulta na formação dos silicatos de cálcio hidratados (C-S-H), é exotérmica (500 J/g), ou seja, libera calor. A influência do calor de hidratação na questão térmica está diretamente relacionada com o maior consumo de cimento do concreto e o tipo de cimento. Em concretagens de grandes volumes há grande acúmulo do calor liberado pelas reações de hidratação do cimento, que elevam a temperatura do concreto.
Em peças de grande volume de concreto, o calor gerado no interior tem dificuldade de difundir para a superfície da peça, sendo que, nas primeiras idades do concreto, a velocidade de geração de calor é maior do que a velocidade de difusão. Esta diferença leva a um aumento gradativo da temperatura e,