Concreto magro
Característica: Baixo consumo de cimento sem função estrutural.
Construção da Camada de Concreto Magro
O concreto magro é uma camada de concreto fraco, de resistência baixa com pouco cimento, muito agregado e pouca água, apresentando-se de forma farofada. Sua função é regularizar a base da vala tornando-a nivelada, ocupando toda a área que receberá a estrutura de uma fundação. O concreto magro é utilizado em fundações do tipo sapata corrida, vigas baldrames, etc..
Conferido o nível no fundo da vala, cravam- se piquetes ao longo da mesma com altura de 5 cm e espaçamento máximo de 2.00 metros (comprimento da régua). A altura que devemos cravar os piquetes, é igual a distância entre a linha de nível ao fundo da vala menos 5 cm, ou seja, se a distância for de 52 cm o piquete será cravado até 47 cm.
Prepara-se o concreto magro no traço 1:5:5 de cimento, areia e brita e lança-se nas valas até a altura dos piquetes. Espalha-se o concreto com a colher de pedreiro e nivela-o com a régua de alumínio sarrafeando-o na altura do piquete. Com um soquete, apiloa-se (soca) o concreto para que a camada se torne firme ao chão da vala.
Utilização: Como camadas de proteção, envelopamento de tubos, enchimentos de camadas, base de blocos, lastros, contra- pisos e etc.
Concreto para Fundação
Aplicação Traço Rendimento por saco de cimento Dicas
Base de concreto magro 1 saco de cimento
8 ½ latas de areia
11 ½ latas de pedra
2 latas de água 14 latas ou 0,25 m³ Antes de receber o concreto magro, o solo deve ser nivelado e socado.
Concreto para Contrapisos
Aplicação Traço Rendimento por saco de cimento Dicas
Concreto magro 1 saco de cimento
8 ½ latas de areia
11 ½ latas de pedra
2 latas de água 14 latas ou 0,25 m³ O concreto magro serve como base para pisos em geral. Antes de receber o concreto magro, o solo deve ser umedecido.