Concreto convencional x pré- moldados
O setor da construção civil vem passando por mudanças e melhorias consideráveis que vão se aprimorando fazendo com que a industrialização do processo construtivo opte por processos que gerem economia, agilidade e rapidez.
Concreto pré-moldado são estruturas moldadas em fábricas, ou, dependendo da preferência, no próprio canteiro de obra, são fabricados de maneira que adquirem certa resistência antes de se posicionar na estrutura a ser colocada no momento desejado. Esse tipo de sistema tem grande vantagem na área de construção, pois possui baixo custo na mão de obra, redução de perdas de materiais e rapidez na execução da obra. Ao longo do tempo o uso do pré-moldado veio gerando grande avanço, esse sistema facilita o gerenciamento e garante o total controle da obra, ao invés da intensiva fiscalização, com esse sistema traçam-se metas e acompanha resultados. Por ser moldado em fábrica a obra ganha mais espaço no canteiro de obra, por não precisar de estocagem de grandes volumes de materiais, evitando custos adicionais futuros.
O concreto convencional não possui nenhuma característica especial, é o utilizado no dia a dia da construção civil. Na obra ele é descarregado através de caminhões diretamente nas formas ou transportados em gruas ou carrinhos de mão.
Objetivo Geral: O trabalho está sendo realizado com o objetivo de compreender os dois métodos de sistemas estruturais, aprofudando-se em seus conceitos e escolher o melhor método apresentado, que pode ser o concreto convencional ou o pré-moldado, a ser utilizado na construção do estacionamento da Unijorge.
Objetivo específico: A partir dos conceitos de cada sistema de estrutura, depois de analisar o sistema pré-moldado e o convencional, vamos escolher aquele que melhor se ajuste nas condições da empresa. Será escolhido o sistema estrutural que possuir as vantagens que garanta a qualidade da obra, economicamente e que garanta agilidade e evite o desperdício.