Concreto com o uso de entulho
OU
RESTO DE CONSTRUÇÃO
Mariana Carvalho
Gustavo Cruz
Maria Clara Grandi
Fernando Duarte
Letícia Veiga
Resumo
Devido ao grande desenvolvimento que está ocorrendo na construção civil e ao crescimento dessa indústria, ocorre um desperdício por conta da falta de comprometimento e erro na execução do projeto. Para solucionar esse problema nasceu uma nova forma de aproveitamento do resto de construção para execução de formas.
Neste trabalho abordaremos o tema “Concreto”, mais especificamente no que se refere ao uso do mesmo com entulho e resíduos de construções. Apresentaremos suas vantagens, desvantagens, custos, impacto ambiental e também suas características. Falaremos tanto do concreto em si quanto do seu uso nas construções.
Palavras-Chave: Concreto. Entulho. Resíduos.
1. INTRODUÇÃO
Com o grande processo de desenvolvimento da indústria civil, no Brasil, relevando sua importância na economia do país, sempre houve um enclave no que se diz respeito aos materiais e seus desperdícios. Com erros ocasionados no projeto, execução da obra e falta de comprometimento com um processo mais limpo nas principais ramificações.
Mesmo com esse problema em evidente aparência, muito não se fazia para soluciona-lo e com o passar do tempo, ocasionou grandes números de déficits no setor ambiental (contaminação do solo e lençóis freáticos) e econômicos (problemas judiciais, comprometimento do sistema e da drenagem, desperdícios de materiais e energia).
O entulho é um dos resíduos industriais mais heterogêneos. Ele é constituído de restos de praticamente todos os materiais de construção (argamassa, areia, cerâmica, concretos, madeiras, metais, papeis, plásticos, pedras, tijolos, tintas, etc) e sua composição química está vinculada a composição de cada um de seus constituintes.
Com toda essa característica, o entulho pode passar por um processo de trituração feito na obra ou por uma empresa especializada/terceirizada. Com essa prática,