Concreto Bombeavel
O concreto é um dos materiais mais utilizados no mundo. É composto basicamente por aglomerantes, agregados graúdos e miúdos e água, podendo também ser adicionados outros materiais que confiram melhorias ou acrescentem novas características, chamados de aditivos e adições, respectivamente. No Brasil, em geral, é utilizado como aglomerante o cimento Portland, como agregado graúdo a pedra britada e como agregado miúdo a areia de leito de rio e ou areia artificial (industrial), proveniente dos processos de britagem.
A definição de Concreto de cimento Portland segundo a NBR 12655:2015 é: material formado pela mistura homogênea de cimento, agregados miúdo e graúdo e água, com ou sem a incorporação de componentes minoritários (aditivos químicos, pigmentos, metacaulim, sílica ativa e outros materiais pozolânicos), que desenvolve suas propriedades pelo endurecimento da pasta de cimento (cimento e água). Para os efeitos desta Norma, o termo “concreto” se refere semprea “concreto de cimento Portland” As misturas de cimentos podem ser definidas da seguinte maneira:
Figura 1 – Tipos de Utilização do Cimento Portland
CONCRETO BOMBEÁVEL
1.1 O que é?
O concreto bombeável é o mais utilizado nas obras civis. A sua dosagem é apropriada para utilização de bombas de concreto, evitando assim a segregação e perdas de material. Sua resistência varia de 5,0 em 5,0 MPa, a partir de 10 MPa até 40 MPa, com ressalva para obras especiais onde é necessário a dosagem específica para concretos com resistências maiores que 40 MPa, denominados de CAD – Concreto de Alto Desempenho. É aplicado em obras civis em geral, obras industriais, peças pré-moldadas, principalmente em obras com locais de difícil acesso ou que tenham grandes distâncias horizontais e verticais.
Os concretos bombeáveis são elaborados com certas características de fluidez, necessárias para serem bombeados através de uma tubulação que varia de 3 a 5 polegadas de diâmetro, esta tubulação tem ínicio em uma bomba de