CONCRETO ARMADO
Concreto Armado é um material de construção resultante da união do concreto simples e de barras de aço, envolvidas pelo concreto, com perfeita aderência entre os dois materiais, de tal maneira que resistam ambos solidariamente aos esforços a que forem submetidos.
Nas construções de concreto armado, sejam elas de pequeno ou de grande porte, três elementos estruturais são bastante comuns: as lajes, as vigas e os pilares. Por isso, esses são os elementos estruturais mais importantes. Outros elementos, que podem não ocorrer em todas as construções, são: blocos e sapatas de fundação, estacas, tubulões, consolos, vigas-parede, tirantes, etc.
É uma mistura compacta de:
-Agregados graúdos: pedras britadas, seixos rolados, etc.
-Agregados miúdos: areia, pedregulhos.
-Aglomerantes: cimento, cal não pode ser usado no concreto armado porque acaba corroendo o aço responsável por suportar as forças de tração, podendo comprometer a estrutura com o passar do tempo.
-Água
-Adições minerais: Sílica ativa, metacaulim, cinza de casca de arroz, etc.
-Aditivos: aceleradores, retardadores, fibras, corantes, etc. Para a composição do concreto armado, pode-se indicar esquematicamente: cimento + água = pasta pasta + agregado miúdo = argamassa argamassa + agregado graúdo = concreto simples concreto + armadura de aço = concreto armado.
Para obtenção de um bom concreto de acordo com sua finalidade, devem ser efetuadas com perfeição as operações básicas de produção do material, que influem nas propriedades do concreto endurecido.
As operações básicas de produção do concreto são:
-Dosagem: Estudo empírico ou não que indica as proporções e quantificações dos materiais componentes da mistura, a fim de obter um concreto com determinadas características previamente estabelecidas.
-Mistura: Dar homogeneidade ao concreto, isto é, fazer com que ele apresente o mesmo proporcionamento em qualquer ponto de sua massa sem