Concreto armado
Elementos de projeto inadequados;
Falta de compatibilização entre projetos;
Especificação inadequada de materiais;
Detalhamento insuficiente ou inadequado;
Etapas construtivas inexistentes;
Representações sem padronização;
Erros de dimensionamento.
2-Cite quais são os mecanismos de transporte que permitem a penetração de elementos agressivos no próprio concreto. Descreva-os.
Absorção: Devido à existência de forças capilares que permitem a entrada de sais, como cloretos e sulfatos e de gases dissolvidos na água, como o oxigênio, o dióxido de carbono e o dióxido sulfúrico, até a profundidade na ordem de 20 mm e 25 mm.
Difusão: Gradiente de concentração entre duas regiões do concreto, resultando na migração de íons das regiões de maior concentração para a região de menor concentração.
Permeabilidade: Gradiente de pressão entre duas regiões do concreto, ocorrendo em situações específicas, como em reservatórios e em túneis e permite a entrada de agentes agressivos que penetram por absorção.
3- O que é a passivação do aço decorrente da alcalinidade da pasta de cimento?
Durante o processo de hidratação do cimento, a pasta de cimento torna-se muito alcalina. A alcalinidade é suficiente para passivar o aço, protegendo-o da corrosão enquanto não houver alterações físicas ou químicas na camada de concreto que o cerca que permitam a ação de agentes agressores externos.
4-Descreva os tipos de corrosão do aço que acontecem com mais frequência.
Generalizada: Perda generalizada da película de passivação resultante da frente de carbonatação no concreto.
Localizada: Dissolução localizada da película de passivação tipicamente causada pela penetração de cloretos no meio, vindos do exterior ou pertencente a algum constituinte do concreto. Forma-se uma célula de corrosão, onde se reduz oxigênio dissolvendo o aço.
Sob Tensão: Ocorre em