concreto armado l
Estádio e Estágio
LINGUAGEM MÉDICA
ESTÁDIO E ESTÁGIO
Embora, com frequência, sejam usados com idêntico significado, os termos estádio e estágio não são sinônimos e têm, cada um deles, significado próprio.
Estádio provém do grego stádion, através do latim stadium.
Stádion, em grego, era inicialmente uma medida itinerária equivalente a 125 passos, ou 1/8 de milha, ou ainda 600 pés gregos ou 625 pés romanos, correspondendo a cerca de 180 metros.[1][10][14] Alguns léxicos [3][4][5] dão a medida de 41,25 m, que é incorreta.
A medida de um stádion era utilizada na delimitação de uma pista destinada a competições de corrida, ginástica e outras modalidades de atletismo. Por metonímia, stádion passou a designar o próprio local em que se realizavam essas práticas esportivas. Esta acepção passou para o latim e perpetuou-se em todas as línguas modernas até os nossos dias.
Uma terceira acepção foi acrescentada posteriormente à palavra stadium, que adquiriu o significado de período, fase, época, estação, sem que se possa precisar como se deu essa transição semântica.[7] Segundo
Marcovecchio,[9] stadium foi tomado em sentido figurado para expressar trajeto, carreira, percurso, e cita como exemplo uma passagem de Cicero em que o grande tribuno incentivava os principiantes a se exercitarem na arte oratória, como os que se iniciavam nas corridas (eis qui ingrediuntur in stadium).
Stadium, em latim, evoluiu para stade, em francês; stadio em italiano, estadio em espanhol, e estádio em português.
No sentido de período, fase, o termo foi incorporado à linguagem médica para designar o curso de uma doença ou as etapas de um fenômeno biológico. Na definição de Manuila et al.,[8] o termo expressa "cada uma das fases ou cada um dos períodos sucessivos que se pode distinguir em um fenômeno, por exemplo, durante o desenvolvimento de um animal ou de uma planta, na evolução de uma espécie, no curso de uma doença". Segundo Bloch e Wartburg,[2] stade, como