Concretismo
Introdução
O concretismo é um movimento artístico que faz parte do pós-modernismo.
Surge por volta de 1956 na Europa . Foi o mais importante movimento de vanguarda da nossa literatura, porque influenciou poetas, artistas plásticos e músicos.
Vanguardista esse movimento se destacou primeiramente na música, passando para a poesia e artes plásticas. É assinalado pelo uso de figuras geométricas e pela elaboração baseada no raciocínio.
O objetivo dos artistas era incorporar a arte escrita à estruturas geométricas, aplicando assim o fim da poesia intimista e o desaparecimento do eu – lírico.
Pode parecer um pouco vago, mas o concretismo teve influência a vários movimentos artísticos, como por exemplo nas artes plásticas com o Cubismo, e na música com a “Tropicália” Brasileira, na “Música Erudita”, até mesmo na música eletrônica em si na Alemanha.
Desenvolvimento
Concretismo é um movimento vanguardista surgido em 1950, inicialmente na música e depois passando para a poesia e artes plásticas.
Defendia a racionalidade e rejeitava o expressionismo, o acaso, a abstração lírica e aleatória. Nas obras surgidas no movimento, não há intimismo nem preocupação com o tema, seu intuito é acabar com a distinção entre forma e conteúdo e criar uma nova linguagem.
Durante a década de 1960, poetas e músicos do movimento passam a se envolver em temas sociais, geralmente sem influência na obra, sendo somente uma ligação pessoal. As obras passam a ser mais e mais preocupadas com a inovação da linguagem. A poesia concreta tem em Vladimir Mayakovsky um grande expoente; o poeta russo afirmava que não há arte revolucionária sem forma revolucionária.
Foi a mais importante corrente de vanguarda (movimentos de caráter agressivo e experimental