Concretismo e Neoconcretismo
O concretismo surgiu em meado de 1955/1956 na Europa, e foi um dos mais importantes movimentos de vanguarda presente em nossa literatura, pois influenciou poetas, artistas plásticos e ainda o meio da música.
O concretismo se destacou primeiramente na música, depois fluindo para outros meios como poesia e artes plásticas. Ficou conhecido pelo uso constante de figuras geométricas e pela elaboração dos artistas, que tinham o interesse em incorporar a arte escrita á geometria, dando origem suas características mais importantes e marcando o fim da poesia intimista.
Apesar de controverso, o concretismo teve sua base em vários movimentos, sendo influenciado através das artes plásticas como o Cubismo, na música com a tropicália, música erudita e outros movimentos menos constantes.
1.1 Propostas do Concretismo
Dentro do meio da literatura, está o banimento do verso e o maior aproveitamento do espaço do papel, que tende a valorizar o conteúdo visual, possibilitando a leitura através de vários ângulos.
Ainda na literatura, a poesia e o poema concreto possuem características próprias como o usa das disponibilidades gráficas que as palavras possuem, se preocupando menos com o conteúdo estético de costume, sempre enfatizando a racionalidade, no raciocínio e na ciência.
1.1.1 Influência do Concretismo.
O movimento ainda exerceu grande força dentro da estética da época, através de várias ramificações, dentre elas:
Atomização (pulverização)vocabular na qual as palavras se desmancham, se refazem, em favor da expressividade de sua nova forma;
A polissemia (vários significados), uma vez que os vocábulos assumem uma valência de significados múltipla, ditada pela disposição no interior da poesia;
Uma linguagem de intenso apelo persuasivo, aproximando-se, assim, da linguagem publicitária; Intercruzamento permanente das linguagens visual e verbal;
Comunicação icônica, ou seja, a forma da letra, sua posição, sua