Concorrência perfeita
É um tipo de Mercado onde existem muitos compradores e muitos vendedores, de maneira que nenhum comprador ou vendedor exerça influência sobre o preço.
Numa situação de Concorrência perfeita, o preço se estabelece de acordo com as condições do mercado e tende a permanecer em patamares próximos ao custo de produção das mercadorias. Temos como exemplo uma das mais famosas ruas de comercio do Brasil a Rua 25 de março onde podemos ver um exemplo claro de concorrência perfeita, são muitos vendedores e um não interfere no preço do outro, temos também como exemplos os restaurantes , shoppings populares supermercados, sistema bancário nacional etc.
Características
• Muitos compradores e vendedores no mercado
• Homogeneidade do produto: Ou seja os produtos são parecidos de forma que não a margem para existir diferenciação de preços por conta de características individuais dos produtos de cada vendedor.
•Transparência do mercado. - Todos os participantes têm pleno conhecimento das condições gerais em que opera o mercado.( Lucros, preços,etc.)
• Liberdade de entrada e saída de empresas. - Facilidade da empresa em entrada e saída da atividade: Esta hipótese também é conhecida como livre mobilidade. Isso permite que firmas menos eficiente saiam do mercado e que nele ingressem firmas mais eficientes.
• A não intervenção do Estado: o Estado não intervém no mercado, deixando o mercado regular-se através da "mão invisível da concorrência”
A oferta e a demanda de um produto num mercado em concorrência perfeita, bem como o preço são determinadas pelo mercado, cada empresa aceitará o preço como um dado fixo sobre o qual não pode influir. A partir do preço de equilíbrio, cada empresa individual produzirá a quantidade que indica a sua curva de oferta, que será condicionada pelos custos de produção.
Sistemas Econômicos
Outubro/ 2010
Classificação de Mercado
“Concorrência