Concorrência monopolística e oligopólio
Tópicos para discussão: Competição monopolística; Oligopólio; Concorrência de preços; Concorrência versus acordos: dilema dos prisioneiros.
COMPETIÇÃO OU CONCORRÊNCIA MONOPOLÍSTICA:
• É uma estrutura de mercado em que são produzidos bens diferentes, porém com substitutos próximos em níveis de concorrência. Ou seja, muitas empresas vendem produtos que são similares, mas não idênticos. Cada empresa vende uma marca ou uma versão de um produto que difere em termos de qualidade, aparência ou reputação. O poder de monopólio da empresa dependerá do sucesso na diferenciação dos seus produtos em relação aos produtos das demais empresas.
HÁ DUAS CARACTERÍSTICAS BÁSICAS NESTE TIPO DE MERCADO:
1. Diferenciação de produtos: Cada empresa produz um produto que difere daqueles vendidos por outras empresas, entretanto são altamente substituíveis uns pelos outros, porém não são substitutos perfeitos, as elasticidades cruzadas de suas demandas são grandes, mas não infinitas. 2. Muitos vendedores: Há livre entrada e saída de empresas no mercado, muitas empresas entram com suas marcas para concorrer pelo mesmo grupo de consumidores e muitas saem do mercado, com a mesma facilidade com que entrou devido a não lucratividade de seus produtos.
Gráfico 1: Equilíbrio a Curto prazo da empresa A $/Q CMg
Pcp -----------------------
CMe Dcp
Os produtos dessa empresa difere dos produtos dos concorrentes, sua curva da demanda Dcp apresenta inclinação descendente. A quantidade Qcp capaz de maximizar o lucro encontra-se no ponto de intersecção entre as curvas da receita marginal
RMgcp
Qcp
Quantidade
O QUE É CONCORRÊNCIA
• Concorrência é a disputa entre produtores de um mesmo bem ou serviço com vistas a angariar a maior parcela do mercado possível.
SUAS PRINCIPAIS VARIÁVEIS
• são o preço; • a qualidade do produto;
•
•
a disponibilidade nos pontos de venda; e a imagem de que o produto (marca).