Concorrência monopolista
20 de Março de 2013
Maceió-AL
Introdução
A concorrência monopolística corresponde a uma situação que existem numerosas empresas no mercado, mais que nem sempre oferecem produtos ou serviços não totalmente da mesma categoria e, por isso, não totalmente substituíveis. Desta forma, as empresas devem diferenciar seus produtos, para que assim se destaque entre as outras.
Concorrência Monopolística
Toda empresa funciona como um pequeno monopólio a maior ou menor proximidade de uma situação de monopólio depende do grau de diferenciação das empresas. Neste tipo de mercado as empresas produzem bens diferentes, cada empresa faz publicidade a fim de atrair consumidores para sua marca. Por um lado publicidade manipula a preferência dos consumidores, promove uma fidelidade irracional à marca e impede a concorrência Por outro lado, a publicidade fornece informação, estabelece marcas de qualidade confiável e promove a concorrência.
Empresas na Concorrência Monopolística, tal como os monopólios, maximizam o lucro produzindo a quantidade para qual a receita marginal (RMg) é igual ao custo marginal (Cmg). Logo:
No curto prazo tem-se que o preço ultrapassa o custo médio e a empresa obtém lucros:
No longo prazo, caso haja lucro, e como há a livre entrada, empresas entrarão no mercado fazendo com que a curva de demanda (para as empresas existentes) se desloque para a esquerda, obtendo um novo equilíbrio. Neste equilíbrio de longo prazo, o preço é igual ao custo total médio e o lucro da empresa é zero.
Exemplos de concorrência monopolística são as butiques de um shopping, os restaurantes, as escolas privadas, as padarias, as pequenas mercearias, etc.
.
Conclusão
O monopolista tem controle absoluto sobre o preço de seu produto. Mas, isso não significa que o monopolista fixará o preço no nível mais alto que ele puder. Na verdade, considerando