concorrencia perfeita - microeconomia
2014
Concorrência perfeita
Um mercado em concorrência perfeita consiste em empresas que produzem produtos idênticos e os vendem ao mesmo preço, nenhuma empresa sozinha consegue influenciar o preço de mercado.
É importante o estudo da concorrência perfeita pois vários mercados do mundo real, incluindo produtos agrícolas e muitos minerais, operam em concorrência perfeita. Eles se constituem em muitas empresas pequenas, cada qual produzindo produtos quase idênticos.
A concorrência perfeita nos ajuda a compreender a determinação dos preços e a dinâmica de entrada e saída nesses mercados.
A concorrência perfeita cria uma base conceitual importante para o resto da microeconomia.
Características do mercado em concorrência perfeita
O mercado em concorrência perfeita possui quatro características:
1. O mercado é fragmentado. Constituído por muitos compradores e vendedores. As compras de cada consumidor são tão pequenas que possuem um efeito imperceptível sobre o preço do mercado. Além disso, as compras de insumos feitas pelos vendedores são tão pequenas, que possuem impacto imperceptível sobre os preços dos insumos.
2. As empresas produzem bens homogêneos. Isto é, os consumidores consideram que os produtos são idênticos, independentemente de quem os produza.
3. Os consumidores possuem informação perfeita a respeito dos preços de todos os vendedores no mercado
4. A indústria é caracterizada por acesso aos mesmos recursos. Todas as empresas, as que estão no mercado e as prováveis entrantes, possuem acesso à mesma tecnologia e aos mesmos insumos.
Essas características possuem três implicações para o funcionamento dos mercados em concorrência perfeita.
- A primeira característica, o mercado é fragmentado, implica que os vendedores e compradores atuam como tomadores de preço. Isto é, uma empresa toma o preço de mercado do produto como dado, ao decidir quanto produzir, e o consumidor toma o preço de mercado como dado, ao decidir quanto vai