Concordância Nominal
O adjetivo, o pronome, o numeral e o artigo concordam em gênero e número com o substantivo ao qual se referem.
Apenas as duas malas pequenas são minhas. substantivo feminino plural
É preciso, é proibido, é bom... Quando se refere a sujeito de sentido genérico, o adjetivo fica sempre no masculino singular: Fruta é bom para a saúde. Caminhada pela manhã é bom. É proibido queimada. Mas, se o sujeito for determinado por artigos ou pronomes, a concordância é feita normalmente: A fruta é boa para a saúde. A caminhada pela manhã é boa. É proibida a queimada.
Bastante, meio, pouco, muito, caro, barato, só... Variam quando têm valor de adjetivo, pronome indefinido ou numerais: concordam com substantivo. Estas frutas estão caras. (adjetivo) Já é meio-dia e meia. (hora) (numeral)
Os noivos saíram sós, após a festa. (sozinhos)
Havia muitas pessoas contra aquela lei. (pronome indefinido) São invariáveis com valor de advérbio. A porta esta meio aberta. Pareciam muito tímidas as garotas. Os computadores custam caro. Ela estava bastante cansada. Anexo, obrigado, mesmo, incluso, leso, quite... Esses adjetivos concordam com o substantivo ou pronome ao qual se referem em gênero e número. Seguem inclusas as notas promissórias. As explicações estão nas páginas anexas.(em anexo) Acusaram-no de crimes de lesa-pátria. Estes sócios estão quites com o clube. Obrigado! – disse o rapaz.
Menos, alerta, pseudo
• São advérbios :
Esse contrato oferece menos garantias.
As crianças permaneciam alertas em seu lugares. (atentas)
A polícia prendera a pseudomédica.
Casos especiais Adjetivo anteposto: concordará com o mais próximo.