Concordo com os termos e condições...!
A sexualidade é uma força viva no indivíduo, um meio de expressão dos afectos, uma maneira de cada pessoa se descobrir e descobrir os outros.
A Organização Mundial de Saúde definiu-a como “uma energia que encontra a sua expressão física, psicológica e social no desejo de contacto, ternura e, às vezes, amor”. O desenvolvimento da sexualidade acontece durante toda a vida do indivíduo e depende da pessoa, das suas características genéticas, das interacções ambientais, condições socioculturais e outras, conhecendo diferentes etapas fisiológicas: infância, adolescência, idade adulta e senilidade.
Na adolescência aparecem os caracteres sexuais secundários e tornam-se mais evidentes os comportamentos sexuais, tanto a nível biológico como a nível sócio-afectivo.
Desenvolvimento
Caracteres sexuais secundários masculinos * Mudança na voz. * Desenvolvimento corporal por aumento da massa muscular. * Aumento do tamanho do pénis e dos testículos. * Poluções nocturnas. * Aparecimento do acne. * Aparecimento de pêlos nos órgãos genitais, axilas, etc. * Maior secreção da hormona testosterona
Caracteres sexuais secundários femininos * Alargamento das ancas. Maior acumulação de gordura no tecido adiposo. * Desenvolvimento dos seios e das ancas. * Menstruação mensal. * Aparecimento do acne. * Aparecimento de pêlos nos órgãos genitais, axilas, etc. * Maior produção da hormona estrogénio e progesterona.
As alterações corporais são vivenciadas de forma diferente, de jovem para jovem. Podem aparecer sentimentos de vergonha, timidez, pudor e até ansiedade, nomeadamente em casa, junto dos pais e dos irmãos, e na escola, junto dos colegas e das colegas. Por outro lado as hormonas que são responsáveis por estas modificações, produzem um acentuado aumento do desejo sexual e das sensações eróticas. É a partir desta fase que se vai desenvolver a resposta sexual adulta. As relações entre os dois sexos também vão sofrer