concordancia verbal
O sujeito é formado pelas expressões: mais de um.-> O verbo concorda com o numeral.
Ex1: Mais de um aluno não compareceu à aula./ Mais de cinco alunos não compareceram à aula.
Observação: No caso da referida expressão aparecer repetida ou associada a um verbo que exprime reciprocidade, o verbo, necessariamente, deverá permanecer no plural:
Ex1: Mais de um aluno, mais de um professor contribuíram na campanha de doação de alimentos. Ex2: Mais de um formando se abraçaram durante as solenidades de formatura.
O sujeito é formado pelas expressões: alguns de nós, poucos de vós.- > O verbo poderá concordar com o pronome interrogativo ou indefinido ou com o pronome pessoal (nós ou vós).··.
Ex: Quais de vós me punirão?/ Quais de vós me punireis?
Dicas: Com os pronomes interrogativos ou indefinidos no singular, o verbo concorda com eles em pessoa e número. Exemplo: Qual de vós me punirá.
Quando o sujeito for composto da expressão “um dos que”.- > O verbo permanecerá no plural.
Ex: Esse jogador foi um dos que atuaram na Copa América.
No caso de o sujeito ser representado por expressões aproximativas, representadas por “cerca de”, “perto de”.- > O verbo concorda com o substantivo determinado por elas.
Ex: Cerca de vinte candidatos se inscreveram no concurso de piadas.
CONCORDÂNCIA NOMINAL: a concordância nominal se baseia na relação entre um substantivo (ou pronome, ou numeral substantivo) e as palavras que a ele se ligam para caracterizá-lo (artigos, adjetivos, pronomes adjetivos, numerais adjetivos e particípios). Basicamente, ocupa-se da relação entre nomes.
Anexo, incluso.- > Concordam com o substantivo a que se referem.
Ex1: As cartas estão anexas.Ex2: A bebida está inclusa.
É bom, é necessário, é proibido- > Essas expressões não variam se o sujeito não vier precedido de artigo ou outro determinante.
Ex1: Canja é bom. / A canja é boa.Ex2: É