Concordancia Verbal
Para segunda-feira, 14 de abril de 2014
1. Quanto à concordância, qual a frase gramaticalmente incorreta?
a) Toda pessoa que se acha no exercício dos seus direitos tem capacidade para estar em juízo.
b) A autorização do marido e a outorga da mulher podem suprir-se judicialmente, quando um cônjuge a recuse ao outro sem justo motivo, ou lhe seja impossível dá-la.
c) É defeso às partes e seus advogados empregar expressões injuriosas nos escritos apresentados no processo, cabendo ao juiz, de ofício ou a requerimento do ofendido, mandar riscá-las. Parágrafo único. Quando as expressões injuriosas forem proferidas em defesa oral, o juiz advertirá o advogado que não as use, sob pena de lhe ser cassada a palavra.
d) O juiz ou tribunal, de ofício ou a requerimento, condenarão o litigante de má-fé a pagar multa não excedente a um por cento sobre o valor da causa e a indenizar a parte contrária dos prejuízos que esta sofreu, mais os honorários advocatícios e todas as despesas que efetuou.
e) O réu que, por não arguir na sua resposta fato impeditivo, modificativo ou extintivo do direito do autor, dilatar o julgamento da lide, será condenado nas custas a partir do saneamento do processo e perderá, ainda que vencedor na causa, o direito a haver do vencido honorários advocatícios.
2. Substitua o verbo haver por existir ou existir por haver em cada frase.
a) As intimações consideram-se realizadas no primeiro dia útil seguinte, se tiverem ocorrido em dia em que não tenha havido expedientes forenses.
______________________________________________________________________
b) Haverá inventariantes para os dois inventários
______________________________________________________________________
c) A sentença de mérito, transitada em julgado, pode ser rescindida quando há erros, quando a sentença admitir um fato inexistente, ou quando considerar inexistente um fato efetivamente ocorrido.