conclusão
Podemos concluir que a educação engloba os processos de ensinar e aprender, que ela tem o poder de transformar a nossa sociedade, e que nós futuros pedagogos temos a grande missão de proporcionar as nossas crianças, uma educação de qualidade, independente do espaço social, pois a educação está presente no dia a dia de todos e ela se manifesta de variadas formas como vimos no livro “O que é Educação”, pois elas precisam dessa base para se tornarem adultos capazes, autônomos, criativos e com pensamento critico e emancipador, como diz Libanêo em seu livro “Pedagogia e Pedagogos Para Quê?” a escola é o lugar de receber a infância e ajudá-la a crescer e tornar-se adulta.
Devemos nos esforçar para fazer da nossa profissão não só uma fonte de renda, mas a nossa paixão e o nosso prazer, devemos acreditar que podemos fazer a diferença. Para que isso aconteça é necessário que os pedagogos se preocupem em se atualizar, pesquisar, pois o estudo é fundamental nessa profissão e procurar mostrar para os alunos o real significado do conhecimento.
Como vimos na palestra do Hemominas, o pedagogo não é só o coordenador ou o professor dos anos iniciais, ele pode atuar em vários lugares como: hospitais, presídios, ONG’S, empresas e eles devem tomar conhecimento dos seus direitos e deveres. Na palestra do professor António Nóvoa, aprendemos um pouco sobre os modelos de educação e da formação dos professores em outros países como Portugal, França e Estados Unidos, inclusive a nova proposta de formação de professores, que serviu para abrir nossos e nos incentivar na mudança positiva que podemos fazer na educação do nosso pais.
Os debates em sala contribuíram para nossa vida não só como professores, mas também como seres humanos, aprendemos a trabalhar em equipe, a pensar no próximo, a expor nossa opinião, trocar experiências, ver as nossas diferenças como algo normal e positivo. Sem contar as Diretrizes Curriculares do Curso de Pedagogia que serviu de auxilio para