Conclusão professor um ser em transformação
Segundo Ciampa.
“Identidade é movimento, é desenvolvimento do concreto. Identidade é metamorfose. É sermos Um e um Outro, para que cheguemos a ser Um, numa infindável transformação”.
A identidade do professor sofre constantes transformações, pois é uma profissão que envolve pessoas diferentes, com histórias diferentes e por ter como objeto de trabalho as práticas educacionais, é algo que se modifica com a sociedade.
Para que a identidade sofra transformações, é necessário que as mudanças sejam marcantes. Com referência às histórias de vida tal situação se confirma à medida que as professoras relatam estas mudanças.
As histórias apresentadas traz a construção da identidade em situações diferentes, porém envoltas de sofrimentos e mudanças.
Ao estudarmos o processo de construção da identidade entendemos que todas as escolhas realizadas em nossas vidas nos levam a um caminho novo e a uma nova maneira de encarar a vida e repensar os objetivos.
Ao realizar nosso trabalho e nos aprofundar nas pesquisas, entendemos o motivo pelo qual Ciampa relaciona a construção da identidade à metamorfose. Se tomarmos como exemplo a metamorfose da borboleta, sabemos que a lagarta antes de tudo precisa aceitar a mudança e se dispor ao processo de transformação.
Este processo se inicia na acomodação e com o tempo se torna doloroso, mas se a lagarta não desiste ela dá vida a uma linda