Conclusão Kaizen
Ele nasceu em 1930, em Tóquio, capital do Japão. Em 1955 se formou em Relações Internacionais, pela Universidade de Tóquio.
Imai trabalhou durante vários anos na Toyota. Lá, promoveu diversas missões japonesas aos Estados Unidos, para completar a formação dos executivos de empresas japonesas e vice-versa, contribuindo para o intercâmbio entre os dois países.
Em 1962 o Sr. Imai fundou a Cambridge Corp., atuando então como consultor de empresas japonesas. E em 1985 fundou o Kaizen Institute, para auxiliar na introdução dos conceitos do Kaizen nas empresas ocidentais. Desde então, a metodologia se tornou popular no ocidente; primeiro entre executivos americanos; depois ganhando o mundo!
Autor de diversos best-sellers de Gestão, seu primeiro sucesso foi “Kaizen: The Key to Japan’s Competitive Success.” – (Kaizen: A Chave do Sucesso Competitivo do Japão), que vendeu mais de 300.000 cópias e foi traduzido em mais de 20 idiomas.
Em 1997 o livro “Gemba Kaizen: Common-Sense Approach to Business Management”, sem tradução para o português, obteve também grande sucesso. No Brasil foi publicado o recentemente o título “Gemba Kaizen – Estratégias do Kaizen no Piso de Fábrica”, voltado principalmente para a gestão industrial.
Gemba aliás é outra palavra chave na filosofia do Kaizen: é onde o que importa acontece! Segundo o próprio Sr. Imai, gemba “é o lugar onde é fabricado o produto. Para uma empresa de manufatura, isto é o chão de fábrica. Para uma prestadora de serviços, é o lugar onde o cliente interage com a companhia e, às vezes, onde as