Conclusão de microeconomia
Para A concorrência perfeita nenhuma empresa, por si só, influencia o mercado, o conjunto das empresas é quem determina o preço de equilíbrio.
Quanto A concorrência imperfeita, cada empresa tem certo poder sobre os preços, dado que os produtos são diferênciados e o consumidor tem opções de acordo com sua preferência.
O Monopolista é uma única empresa produtora do bem e serviço, e que não acredita que os lucros elevados que obtém a curto prazo possam atrair concorrentes, ou que os preços elevados possam fugentar os consumidores.
O Oligopólio, pode ser definido de duas formas: Oligopólio Concentrado e Competitivo, devido à existência de empresas dominantes, elas têm o poder de fixar preços e vendas em seus termos, defrontando- se normalmente com demandas relativamente inelásticas em que o consumidor têm baixo poder de reação à alteração de preços. O preço é determinado pela intersecção entre demanda e oferta de mercado.
Duopsônio é uma estrutura de mercado onde hà somente dois compradores de bens ou serviços, para diversos vendedores. Monopólio Bilateral, onde temos a figura de um único vendedore, e um único comprador.
Podemos analizar que o mercado é o encontro entre os produtores e os vendedores de um determinado produto, isto é, entre a oferta ea procura desse bem. Correntemente, o termo é também utilizado para analisar a formação dos preços dos vários produtos objeto de troca.
Considera-se habitualmente partindo do critério da atomicidade e respeitando ao numero de vendedores e compradores presentes no mercado, as possíveis