conclusao
. Ação sobre os Indicadores
1º TUBO
2º TUBO
3ª TUBO
4º TUBO
INDICADOR
HCL
HN03
H2SO4
NAOH
MEIO ACIDO
MEIO BASE
TORNASSOL AZUL
VERMELHA
VERMELHA
VERMELHA
INCOLOR
TORNASSOL VERMELHO
INCOLOR
INCOLOR
INCOLOR
AZUL
FENOLFTALEINA
INCOLOR
INCOLOR
INCOLOR
VIOLETTA
METILORANGE
VERMELHO
VERMELHO
VERMELHO
AMARELO-LARANJA
VERMELHO DE METILA
VIOLETA
VIOLETA
VIOLETA
AMARELO
A escala de pH geralmente varia entre 0 e 14, sendo que o 7 representa um meio neutro, os valores abaixo de 7 são meios ácidos e quanto menor o pH, mais ácido é o meio, enquanto os valores acima de 7 são meios básicos e quanto maior esse valor, mais básico é o meio
0_____________6,9_7,0_7,1______8_________14
I I
MEIO ÁCIDO NEUTRO MEIO BASE
O ph para ser base, precisa estar acima de 7,1. Mas algumas vezes, para a coloração reagir precisa estar acima de 8.0, pois alguns só reagem se tiverem um nível de ph mais alto, é o caso do acido clorídrico diluído com fenolftaleína e hidróxido se sódio, onde tem que acrescentar mais ph na solução para mudança de cor.
. Reação de salidificação
HCl(aq) + NaHO(aq) ----- NaCl(aq) + H2O(l)
Foi a reação do ácido clorídrico diluído com gotas de solução de fenolftaleína e hidróxido de sódio
Ao adicionar fenolftaleína ao ácido clorídrico diluído a solução ainda permanecia incolor. Quando foi adicionado hidróxido de sódio, ainda ficou incolor. Ao continuar adicionando pingos de hidróxido de sódio ao acido clorídrico, formou uma solução rosa, onde o ph tinha atingido para a mudança de cor. resultando assim no sal Cloreto de Sódio (NaCl) e água (H2O), sendo uma reação exotérmica( com desprendimento de calor ). O aparecimento da cor rosa choque (Pink) na mistura entre o ácido e a base foi devido ao excesso de base diluída ao ácido.
. Ação dos ácidos fortes sobre os carbonatos