Conclusao Ensaio Da Madeira
Se forem satisfeitas as condições de projeto e de execução de acordo com a NBR 7190, a estrutura poderá ser aceita.
Conhecendo-se a lei de variação das propriedades da madeira com o grau de umidade, podem-se fazer as determinações experimentais em peças de madeira seca ao ar, corrigindo-se os valores para a umidade na condição padrão, U= 12%.
De acordo com a NBR 7190, os valores de resistência obtidos de ensaios em corpos-de-prova com teores de umidade U entre 10% e 20% podem ser corrigidos para o teor de umidade padrão de 12%, admitindo-se 3% de variação na resistência para 1% de variação da umidade.
Obtém-se o valor médio da resistência á compressão paralela ás fibras referida á condição padrão de umidade. Foi realizado o cálculo da resistência característica e da tensão resistente de projeto que é obtida através do ɣw encontrado na tabela e do coeficiente k mod também encontrado na tabela.
O valor do módulo de elasticidade é obtido através do ensaio de compressão paralela ás fibras,considerado como módulo de elasticidade inicial.É necessário corrigir o valor da elasticidade para a umidade na condição padrão.
É importante calcular os Estados limites de uma estrutura, pois são a partir dos quais a estrutura apresenta desempenhos inadequados às finalidades da construção. A segurança da estrutura em relação a possíveis estados limites será garantida pelo respeito às condições construtivas especificadas pela Norma 7190 e, simultaneamente, pela obediência às condições analíticas de segurança expressas por Sd ≤ Rd onde a solicitação de cálculo Sd e a resistência de cálculo Rd são determinadas em função dos valores de cálculo de suas respectivas variáveis básicas de