Conclus O Do Trabalho Integrado
O poder público não trata a educação como prioridade, ou melhor nem educação, saúde, habitação...
Se a educação não é visto como prioridade, isso faz com que a universidade perca os recursos financeiros e como conseqüência, a privatização do ensino superior.
Em 1980 82% do ensino universitário era público, hoje,
85% do ensino universitário é particular, e 15% do ensino universitário é público.
A universidade privada com fins lucrativos, predomina sobre a universidade pública, que não consegue atender a crescente demanda por vagas.
O objetivo dessas duas universidades são distintas, pois uma instituição que visa o lucro, que é o caso da instituição com fins lucrativos, não tem o mesmo objetivo que a instituição pública, que a sua função é gerar conhecimento, formar profissionais qualificados, e sujeito crítico.Se a instituição privada visa o lucro, não vai atuar como instituição pública, que é mantida pelo fundo público.Levando a qualidade do ensino superior, ao estado de decadência, é transformar a educação em mercadoria. A educação no Brasil é precária, mas não só no ensino universitário, mas desde o ensino primário, fundamental e médio. Os estudantes de escolas públicas, (classe menos favorecida e média) não abrange conteúdo de aprendizado eficiente, e quando vão prestar para o vestibular, que é extremamente concorrido da universidade,Estadual e federal, competem por uma vaga, compete na desigualdade, que lhe é imposta.
Os estudantes da classe alta (elite), estão muito bem preparados, pois recebem aprendizado de qualidade, desde o ensino primário até o ensino médio, estudam em colégios particulares.
Os estudantes da classe menos favorecida e média, não conseguem ingressar, pois não tiveram ensino de qualidade, pois, sempre estudaram em escolas públicas, qualidade de