conclus o de pesquisa de mercado
IMPORTAÇÃO DE FRUTAS PARA FINLÂNDIA
As frutas, diferentemente de outros produtos agrícolas muito exportados, como a soja e o milho, são altamente perecíveis. A fruta é um organismo ainda vivo que respira e responde aos estímulos externos, como as temperaturas, pancadas e umidade, influenciando seu tempo de vida e apresentação. Por este motivo, os produtores e exportadores precisam utilizar técnicas sofisticadas para garantir a importação para a Finlândia com qualidade do fruto no consumidor final, com o mínimo de perdas possível.
Os cuidados com as frutas já devem começar logo no campo, utilizando técnicas de produção que garantam frutas vigorosas e sadias, que agüentem todos os procedimentos necessários para sua comercialização. Na colheita, deve se estar atento para se evitar injúrias físicas nos frutos, que mais à frente virão a se tornar manchas indesejadas. O tempo para se comercializar frutas é muito reduzido, justamente por causa de sua perecibilidade. Devido a esta característica, toda a logística deve ser muito bem programada, garantindo que a fruta chegue em tempo. Além disso, devem ser observados no transporte, o controle de temperatura, umidade, empacotamento, evitando danos físicos ou ataque de microorganismos. Na cadeia de frutos para exportação, a qualidade alcançada para o consumidor final é resultado da qualidade do gerenciamento de cada elo da cadeia, produtor, exportadores, importadores e atacadistas e varejistas. Conseqüentemente, para ser bem sucedida neste mercado, uma companhia precisa ser criteriosa na escolha de seus parceiros (CARVALHO, 2003).
O Brasil mesmo estando entre os maiores produtores mundiais de frutas ainda exporta uma quantidade muito pequena de frutas. Nos últimos anos o Brasil aumentou significativamente suas exportações, mais ainda está muito atrás de países muito menores e com uma produção nacional reduzida, mas