concl
GRACIELE FREIRE GONÇALVES
EDUCAÇÃO INTEGRAL: UM RESGATE AO PRAZER DE APRENDER COM A LUDICIDADE
VITORIA - ES
2013
EDUCAÇÃO INTEGRAL: UM RESGATE AO PRAZER DE APRENDER COM A LUDICIDADE
GRACIELE FREIRE GONÇALVES
RESUMO
Este trabalho sobre a Educação Integral teve como meta realizar um estudo que possa servir de estímulo a todos aqueles envolvidos com o processo de alfabetização a inclusão de jogos, brinquedos e brincadeiras já que fazem parte do mundo dos nossos educandos. Deseja também desempenhar uma reflexão teórica do jogo e brincadeiras em sala de aula em tempo integral, além disso, averiguar se essas atividades são elementos fundamentais na metodologia de assimilação do conhecimento e aprendizagem.
Palavras-Chave: aspectos lúdicos, alunos, aprendizagem.
1. INTRODUÇÃO
Preciso escrever algo sobre educação integral
A ludicidade como se sabe atinge todo âmbito de desenvolvimento do ser humano (especialmente o das crianças), sendo responsável pela intervenção entre os meios e os objetos de caráter lúdico. As atividades das crianças são essencialmente lúdicas e tem como função primordial a descoberta do mundo que as rodeia, ou seja, a criança se desenvolve brincando.
Por meio do brincar a criança inicia sua integração social, aprende a coexistir com os outros e a situar-se frente ao mundo que a cerca. Para a criança, o brinquedo e os objetos lúdicos representam uma parte do universo que ela conhece sendo, o micro universo que ela inicialmente explora para mais tarde expandir o seu raio de ação.
A criança ao jogar/brincar está de certa forma ensaiando para quando se tornar adulto, mas esse ensaio não é feito de forma arbitrária e nem artificial, surgindo assim espontaneamente, como uma afirmação do seu eu. Através da interação com toda atividade lúdica, a criança vai desenvolvendo aspectos importantes da sua personalidade, das suas particularidades