Concepções éticas
1 – Fichamento do capítulo:
- Para Aristóteles, todas as atividades humanas aspiram a algum bem, dentre os quais o maior é a felicidade. - Para os hedonistas, o bem encontra-se no prazer. - Na mesma época, o estóico Zeno de Cítio despreza os prazeres em geral, ao considerar que muitos males decorrem deles. - Para os filósofos e teólogos medievais, como SantoTomás de Aquino, a felicidade plena só se encontra na vida futura, realizando-se em Deus. - A Moral iluminista é raicional, laica, acentua-se em caráter pessoal da liberdade do individuo e seu direito de contestação. - O Pensamento de Nietzsche se orienta no sentido de recuperar as forças inconscientes, vitais e instintivas subjugadas pela razão durante os séculos.
2 – Leia o texto complementar “A Felicidade, de Aristóteles, e responda:
a) Para Aristóteles, o que mais caracteriza a natureza do homem? A habilidade ímpar de questionar, que é o que nos torna racional e diferente de qualquer outro ser vivo, pois nós fazemos nossas escolhas de acordo com nosso pensamento e não com nosso instinto.
b) O que é mais aprazível para o homem? Portanto, em que consiste a felicidade? A Felicidade consiste na vida conforme a razão, ou seja, a vida do homem; Pois uma vida racional e com questionamentos nos faz diferente de outros seres e, assim, descobrimos que a essência da felicidade está dentro de nós.
3 – Leia o texto complementar “Como se portar na infelicidade”, de Sêneca” e identifique as características do estoicismo. Temos como característica a busca da perfeição moral e intelectual, para assim fazermos erros de julgamento por conta das emoções destrutivas. Tinham uma visão unificada do mundo e consistia na lógica formal e procuravam enfatizar o conhecimento humano. Ou seja, o autocontrole é a chave para superar emoções destrutivas.
4 – Leia o texto complementar “Fragmentos”, de Epicuro, e responda: